Categorias
- Desenvolvimento Humano (11)
- Entrevistas (1)
- Espiritualidade (6)
- Medicina Energética (4)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (3)
- Relações (2)
- Saúde (17)
No entanto, na época balnear a maioria da população expõe-se excessivamente ao sol e procura por isso o melhor protetor solar para reduzir o risco de queimaduras solares e possivelmente o cancro de pele.
Um relatório de 2017 da EWG (Environmental Working Group) diz que 75% dos protetores solares não funcionam pois providenciam uma inadequada proteção e/ou contêm ingredientes prejudiciais.
Este é o 11º relatório anual da EWG sobre os protetores solares e os resultados mostram que apesar de existirem melhorias na última década, a vasta maioria dos protetores disponíveis nos USA ainda contêm químicos prejudiciais ou falham na proteção contra os raios ultravioletas.
O ponto positivo é que este relatório é sobre os protetores solares vendidos nos USA e de acordo com Sonya Lunder, a cientista líder deste relatório, “cerca de metade dos protetores solares vendidos nos USA não seriam aceites no mercado europeu”. Apesar disso, mesmo na Europa, existem protetores solares que contêm químicos prejudiciais.
O protetor solar é único comparado com outros produtos de cuidado pessoal, porque normalmente é aplicada uma camada espessa na pele várias vezes no mesmo dia. Não se obtém este tipo de exposição longa e tão absorvente para a pele com outro produto, como por exemplo um champô que rapidamente se retira com água.
Por este motivo é que é tão importante optar por um protetor solar seguro, e ter a consciência de que deve ser usado apenas para a exposição solar excessiva.
“Nenhum produto será totalmente protetor e nenhum produto durará mais do que 2 horas na pele”, explica a Lunder. Ela diz que aplicar uma camada espessa de protetor, reaplicar regularmente quando se está fora da água e escolher um produto seguro são decisões fundamentais. Mas é mais inteligente utilizar outros métodos para evitar a exposição solar excessiva (falamos mais sobre isto no final do artigo).
Colocámos apenas alguns, mas podem ver aqui a lista completa.
Atualmente estamos a utilizar a marca Jäson Natural para toda a família. Verificámos toda a lista de ingredientes no site EWG e esta marca não utiliza nenhum ingrediente considerado perigoso, na sua fórmula. Podem comprar na loja Celeiro ou no iHerb.
Conseguir um pouco de exposição ao sol é vital para uma boa saúde porque ajuda o corpo a produzir vitamina D. Pode obter-se vitamina D através de suplementos ou alimentos ricos em vitamina D, mas a luz solar direta é a melhor opção (1). Na verdade, expor-se ao sol durante cerca de 10 minutos ajuda o corpo a criar cerca de 10 mil unidades de vitamina D naturalmente.
A deficiência de vitamina D tem sido associada a certos tipos de cancro, doenças auto-imunes, doença cardíaca, osteoporose e muitas outras doenças, por isso é importante ter o suficiente. No entanto, como em muitas outras coisas, a moderação é o segredo para se obter os benefícios da exposição ao sol e evitar as queimaduras solares.
Considerar o uso do protetor solar deverá ser o último recurso para evitar as queimaduras solares. Na verdade, não há provas claras de que o uso de protetores solares realmente previne o cancro de pele – incluindo os melhores protetores solares – e alguns ingredientes podem realmente alimentar o cancro de pele (2).
O que fazer então quando passamos o dia na praia ou piscina?
Autora:
Marta Cunha