
Categories
- Desenvolvimento Humano (20)
- Entrevistas (1)
- Espiritualidade (1)
- Medicina Energética (3)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (10)
- Receitas (36)
- Saúde (34)
No entanto, embora haja cada vez mais pessoas a procurarem um coach, especialmente nas grandes cidades, existe ainda muito ceticismo e muito desconhecimento acerca do que é afinal o coaching. Este artigo pretende desmistificar e esclarecer sobre o que é o coaching e para que serve, dando assim a oportunidade aos nossos leitores de perceberem como podem realmente potenciar mudanças positivas nas suas vidas através do coaching.
Muitos ainda pensam que ao recorrermos a um coach significa que alguma coisa não está bem connosco, que o coaching é caro ou que é apenas para profissionais. Ou então que o coaching é uma espécie de magia que resolve todos os problemas que uma pessoa, uma equipa ou uma empresa possam ter, ficando desiludidos quando isso não acontece.
O coaching ajuda a explorar caminhos que ainda não foram trilhados e podemos utilizá-lo para inúmeras coisas! Pode-se usar coaching nas pequenas tarefas do dia-a-dia, na comunicação com a família ou com a equipa de trabalho, para atingir objetivos pessoais e profissionais, para superar obstáculos e desafios, para aprender a lidar melhor com as nossas emoções e com os nossos resultados, enfim, como vêem podemos utilizar coaching para tudo.
Isto significa que a grande maioria das pessoas poderia beneficiar realmente do coaching e não o faz, perdendo assim a oportunidade de melhorar a sua carreira profissional e a sua vida em geral. O coaching é uma forma de melhorar o desempenho pessoal de qualquer pessoa e não apenas de uma minoria elitista porque oferece vantagens únicas que são difíceis de se obterem a partir de outros métodos ligados ao desenvolvimento pessoal tais como cursos, seminários ou livros.
Pessoas que escolheram um coach para as orientarem referem, entre outros, os seguintes benefícios:
É um dos benefícios mais referidos pois o coaching acelera o processo de ganho de clareza mental e de tomada de consciência da situação atual, permitindo assim que a pessoa perceba rapidamente para onde quer ir e o que pode ser feito de forma diferente, dando os passos certos nesse sentido. E é com pequenos passos de cada vez que se consegue chegar a grandes mudanças com real impacto na vida das pessoas.
O coaching ajuda a desenvolver uma estrutura para os resultados que são “normais” ou podem ser esperados e os que não são.
O coach pode ajudar a pessoa a lidar com as dúvidas que surgem durante o processo e que originam pensamentos negativos tais como: “as coisas não estão a correr tão rapidamente como eu pensava”, “não estou a ir na direção certa”, “não sou capaz”. Quando lidamos com uma situação em que tudo é novidade (o que na verdade acontece a toda a hora pois tudo o que fazemos é uma constante novidade), ter consciência que o que estamos a passar é, por assim dizer, “normal” torna-se crucial para nos mantermos motivados e focados.
Quem opta por sessões de grupo tem a vantagem de poder partilhar dúvidas e problemas, o que o ajuda a perceber que outros também têm problemas similares e que juntos é possível encontrar respostas e conceber formas de lidar com os desafios.
Uma melhoria de desempenho tem tudo a ver com uma mudança de comportamento, e mudar o comportamento é algo que se faz todos os dias. Ou não. A escolha é tua.
Há estudos que indicam que as pessoas que apontam os seus objetivos, que os partilham com um amigo e que enviam um ponto de situação semanal têm em média mais 33% de probabilidade de sucesso em atingir os seus objetivos do que aqueles que se limitam a formular os seus objetivos em voz alta.
O facto de ter um coach torna o processo mais estimulante pois estarás a lidar com um profissional que muito provavelmente terá estado numa situação similar antes e que te ajudará a seres honesto e congruente contigo próprio.
Há várias formas de chegar a um objetivo definido. Pode ser através de tentativa e erro, o que pode demorar mais tempo e ser mais dispendioso em termos de tempo, de esforço e de dinheiro. Ou pode ser, por exemplo, através da modelagem de uma pessoa ou de um grupo de sucesso de forma a aprenderes com eles, usando assim um atalho ao evitar os erros mais comuns.
O coach ajudar-te-á a adquirir comportamentos possibilitadores, aqueles que te ajudam a melhorar o teu desempenho nas áreas que são mais importantes para ti para atingires os teus objetivos.
Uma mudança de comportamento não é mais do que adquirir novos hábitos que possibilitem a obtenção dos teus objetivos. Se fazes uma coisa durante muito tempo, esta acaba por entrar na tua rotina tornando-se quase que automática. Isto significa que ao integrares os hábitos que te são favoráveis, crias o ponto de partida para avançares mais depressa, ires mais longe e de forma mais ajustada relativamente ao que queres atingir. Pequenas mudanças após pequenas mudanças, chegas a um ponto em que não consegues sequer imaginar como costumavas fazer as coisas antes.
Por isso sim, ter o coach certo pode ser uma excelente forma de perceberes o que queres para a tua vida, de dares o passo que adias há muito tempo, de dares voz aos teus projetos, de te sentires bem contigo mesmo e com os outros, de melhorares o teu desempenho de forma mais rápida e eficiente, entre outros.
Autora: Elisabete Dias
Certificada em Coaching pela EAPPT