Senti as dores da AR pela primeira vez em 2006. Começaram pelos pulsos e, dia após dia, foram avançando para outras articulações.
Consultei vários especialistas e, além da prescrição de anti-inflamatórios e corticóides, todos me disseram que a doença era degenerativa, que não tinha cura e que teria de tomar medicação para toda a vida.
A doença continuou a avançar mesmo com os medicamentos. Entretanto surgiram nódulos, deformações articulares, rigidez e inflamação em outros órgãos como os olhos. Gestos simples como abrir uma torneira, vestir ou apertar os cordões eram muitas vezes impossíveis.
A mudança começou quando iniciei a toma de um medicamento imunossupressor. O efeito secundário foi tão intenso que jurei a mim mesma que não iria descansar até encontrar uma solução para a doença.
Depois de muitos meses de pesquisa e de viver a frustração de uma busca incessante sem encontrar nenhum indício de que era possível ultrapassar a doença, encontrei uma luz ao fundo do túnel.
Encontrei um testemunho no Youtube de uma médica norte-americana - a Dra. Terry Whals - que falava da sua experiência com a esclerose múltipla (outra doença autoimune).
A Dra. Wahls procurou os melhores especialistas nos EUA, experimentou vários medicamentos e, mesmo assim, não conseguiu evitar de ficar confinada a uma cadeira de rodas devido à doença.
Ela sabia que, se não encontrasse uma solução, em pouco tempo ficaria presa a uma cama para sempre e isto motivou-a a estudar sobre o que ela poderia fazer para melhorar a sua condição de saúde.
Ela encontrou a resposta na nutrição funcional e, no espaço de 1 ano, ela impressionou toda a gente, especialmente os seus colegas médicos, ao entrar no hospital pelo próprio pé e sem precisar de nenhum apoio.
Esta conquista da Dra. Terry Wahls era a única prova que eu precisava, foi o que me deu esperança e mais motivação para continuar a procurar a minha solução.
Pouco tempo depois, referenciaram-me um naturopata especialista em nutrição funcional e ortomolecular e foi com a ajuda dele que consegui deixar os medicamentos.
Estive sem sintomas da doença durante 2 anos.
No entanto, em 2015 começaram a surgir outros problemas de saúde e aquilo que eu estava a fazer já não era suficiente. A naturopatia deixou de me conseguir ajudar e cheguei a um ponto em que tive voltar a procurar novas soluções.
Einstein diz que "Insanidade é continuar a fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes." Eu sabia que tinha de olhar para outros fatores que interferem na saúde.
Mergulhei no mundo do desenvolvimento pessoal, e em 4 anos fiz mais de 20 formações.
Comecei a compreender que não temos apenas um corpo físico e que a mente e as emoções influenciam a saúde muito mais do que o alimento.
Comecei a entender que existe uma razão para o corpo manifestar doença e o que nos mantém de "olhos vendados" sem entender as mensagens do corpo, é a nossa desconexão total com ele.
Hoje, continuo sem dores e sem medicamentos, consegui que o meu corpo corrigisse as deformações da AR e resolvi a grande maioria dos meus problemas de saúde.
E, o mais importante, sou uma pessoa mais feliz, livre e consciente. Sinto-me física e emocionalmente capaz de viver os papéis de mulher, mãe de 3 crianças, esposa e profissional.
Sei o que é sentir a limitação física e emocional da doença, por isso, quero inspirar-te através da partilha da minha experiência e daquilo que aprendi.
Este ebook é o ponto de partida para resgatares a tua saúde sem teres de passar anos à procura da informação.