
Categories
- Desenvolvimento Humano (20)
- Entrevistas (1)
- Espiritualidade (1)
- Medicina Energética (3)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (10)
- Receitas (36)
- Saúde (34)
Apesar de dois terços do Planeta Terra ser formado por água, apenas cerca de 0,008 % do total da água é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) é contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois traz consigo a possibilidade de falta de água para o consumo de grande parte da população mundial. Foi a pensar nisso que o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) a 22 de março de 1992, para criar anualmente um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
A água é um recurso natural imprescindível ao homem tanto para se hidratar e usar no dia-a-dia como para a produção de bens e serviços que contribuem à redução da pobreza, ao crescimento económico e à proteção do ambiente. Desde a alimentação à saúde humana e ambiental, a água contribui para a melhoria do bem-estar social, afectando os meios de subsistência de milhares de pessoas.
No entanto, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e, só na Europa, 19% do território revela “stress” hídrico, não tendo água suficiente para abastecer a população. Sendo um dos recursos mais importante para as populações, é crescente a preocupação com os níveis de desperdício no consumo de água.
Quando pensamos no que nós precisamos para sobreviver, a água aparece no topo da lista. A água é uma substância que todos nós devemos ingerir diariamente para funcionarmos em pleno. Sem água, a desidratação extrema, principalmente nos meses mais quentes, levaria à morte em poucos dias.
Os humanos na fase adulta são compostos por cerca de 60% de água. Nesta imagem tirada do site do nosso parceiro Chanson, vemos as alterações a que somos sujeitos no decorrer do tempo relativamente à presença de água no nosso organismo e dá-nos exemplos da percentagem de água nos nossos órgãos.
Muitas pessoas têm uma dieta alimentar rica em açúcares refinados, óleos hidrogenados, sódio em excesso, alimentos processados que contêm químicos, pesticidas e hormonas sintéticas, assim como rotinas de vida onde o stress emocional e a falta de descanso é notória. Todos estes são fatores que contribuem para a acidificação do organismo, tornando-o num ambiente propício para a aparição de doenças. Nesse contexto, a água alcalina é bem-vinda de forma a alcalinizar o organismo. No entanto, e como tudo na vida, é preciso haver um equilíbrio, pelo que não devemos consumir alimentos ou água alcalina em excesso.
No nosso caso, nós confiamos na água alcalina ionizada promovida pelo nosso parceiro Aquaviva.
Tivemos a oportunidade de participar numa demonstração e de adquirir uma das máquinas vendidas por eles. O uso que se pode dar é vasto e permite escolher o pH desejado em função das necessidades. Poderão encontrar mais informação na página: Chanson Portugal ou pedir uma demonstração enviando-nos um email para liverealtoday@gmail.com.
No que diz respeito à água engarrafada, a nossa preocupação é mesmo a contaminação pela presença de químicos e de partículas do plástico que passam para a água, principalmente quando esta é exposta ao calor. Na grande maioria das vezes, nem sequer sabemos há quanto tempo a água esteve engarrafada e em que condições!
Mesmo que optem por continuar a comprar água engarrafada, dêem preferência a garrafões que depois passem para garrafas de vidro ou a garrafas de vidro diretamente. Ao transportar a água para o trabalho, para o ginásio, etc, optem pelas garrafas de vidro. Além de estarem a contribuir para a saúde do planeta, estarão a contribuir para a vossa saúde!
A água é o espelho da alma, revela o que está escondido em nós, principalmente ao nível emocional. A água mostra o nosso reflexo.
Dando apenas um exemplo (os curiosos podem procurar mais exemplos no Google), os sonhos com mares, pântanos, banheiras, etc, são interessantes a ter em conta para perceber o que se passa em nós. Sonhos com inundações podem acontecer quando nos sentimos sobrecarregados e esgotados emocionalmente ou mentalmente. É muitas vezes um sinal que precisamos de descanso.
A água representa também o lado mental sendo que água límpida corresponde a uma mente límpida e água suja corresponde a uma mente confusa com demasiados pensamentos.
Por fim, a água também serve para limpar tanto o exterior (mãos, corpo, objetos sujos, etc) como o interior (emoções, mental). Ela é usada para purificar o corpo ou objetos. Por exemplo, após um dia esgotante, podemos escolher tomar um duche para retirar as energias negativas recebidas
Voltando ao que foi dito no início, usem a água sim, mas usem-na de forma consciente! Todos nós precisamos dela por isso vamos lá fazer bom uso dela
Autoras:
Marta & Eli
Fontes: