
Categories
- Desenvolvimento Humano (20)
- Entrevistas (1)
- Espiritualidade (1)
- Medicina Energética (3)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (10)
- Receitas (36)
- Saúde (34)
O ideal na perda de peso é fazê-lo de uma forma equilibrada, onde começas por retirar os açúcares e reduzir os hidratos de carbono de uma forma gradual. Mas para perder peso de forma dramática é preciso agir em conformidade, no entanto, é importante que o faças com a supervisão de um profissional de saúde.
Alimentos como pão, massa, bolos, bolachas, etc, em nada te ajudam a perder peso por várias razões. São alimentos inflamatórios, vazios de nutrientes e ricos em açúcar. O consumo diário destes alimentos tem vários efeitos negativos: inchaço abdominal, retenção de líquidos e fome constante.
Estamos habituados a consumir hidratos de carbono para termos energia e de facto são alimentos extremamente energéticos! Mas esta é uma energia rápida uma vez que alimentos como trigo, centeio, aveia, arroz, milho e fruta, por exemplo, transformam-se em açúcar no nosso organismo e são absorvidos muito rapidamente. Se não gastarmos esta energia logo após o seu consumo, o corpo armazena-a como gordura. A melhor altura para ingerir um hidrato de carbono é imediatamente antes de um exercício físico.
As bebidas alcoólicas contêm normalmente muito açúcar e o seu teor de álcool causa uma sobrecarga no fígado, o nosso principal orgão desintoxicante. Evita as bebidas alcoólicas, com exceção do vinho tinto maduro com muita moderação. Este contém resveratrol, um antioxidante importante.
Procura que o teu prato contenha cerca de 50% de vegetais sob a forma de salada ou cozinhados. A proteína é um macronutriente indispensável para quem quer perder peso, o importante é escolheres uma boa origem porque a carne industrializada também pode ser um alimento inflamatório. Opta por carne de pasto, aves e ovos do campo e peixe do mar (preferindo o mais pequeno).
Esta dica é aquela a que normalmente as pessoas mais resistem devido ao mito de que o consumo de gordura engorda. A gordura saudável, ou seja, a gordura proveniente de azeite, abacate, produtos à base de coco, manteiga grass-fed ou ghee, frutos secos, sementes, ovos, carne e peixe gordos, é o que te vai permitir ficares saciado por mais tempo, além de beneficiar o teu organismo com efeitos anti-inflamatórios, entre outros.
O nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água e não nascemos com o hábito de beber água, portanto, temos de o criar. Quando sentimos sede, já o corpo está a “sofrer” de desidratação. Procura beber a água fora das refeições para não prejudicar a digestão dos alimentos e bebe um copo de água com sumo de limão em jejum para ajudar o sistema linfático a funcionar.
Não precisas de escolher um desporto demasiado intensivo, mas é importante que mexas o teu corpo, especialmente se passares muitas horas sentado. Dependendo do teu objetivo, podem ser caminhadas diárias de 30 minutos ou uma atividade mais intensa 3 ou 4 vezes por semana.
Durante as minhas férias estive a ler o livro 4 Hour Body do famoso Tim Ferriss que utiliza um método simples e interessante para perder peso, testado durante 10 anos. A dieta que o Tim testou nele próprio e em milhares de pessoas assenta em alguns princípios semelhantes aos que falámos anteriormente mas ele é bastante seletivo no tipo de alimentos e aconselha ingerir apenas alguns.
O Tim garante resultados impressionantes mas é preciso seguir à risca as suas recomendações. Durante 6 dias da semana, ele aconselha fazer 3 refeições diárias apenas, compostas por proteína de boa qualidade, vegetais e leguminosas. É também importante tomar o pequeno-almoço até 1 hora após acordar e ingerir 2 litros de água por dia. É um bocadinho aborrecido :), no entanto, a diversão chega no sétimo dia, o Cheat Day!
O Cheat Day é o dia da semana, à escolha de cada um, em que se pode comer literalmente tudo o que se quer! Não há limites de quantidades nem de tipo de alimentos, não há limites para nada, segundo o Tim.
Acredito que este método nos ajude psicologicamente a nos mantermos na dieta por sabermos que poderemos comer aquilo que tanto nos apetece agora no cheat day. No entanto, em termos de saúde, não acho que seja a melhor opção. O Cheat Day pode funcionar bem sim, mas não é preciso cometer tanto exagero, porque não fazer uma cheat meal apenas?
Além disso, o método é muito restritivo na variedade de alimentos. Poderá ser um método eficaz para quem precisa perder peso muito rapidamente, mas não me parece que seja um método para a vida porque a pessoa vai acabar por não sentir prazer a comer. Eu prefiro apostar na reeducação alimentar que nos permite fazer refeições saborosas, ricas nutricionalmente e que nos permitem ter o peso que queremos.
Para aqueles que querem ou precisam de uma ajuda extra para perder peso, existe um suplemento alimentar bastante interessante da marca Ecogenetics chamado Metabolismo. Segundo a marca, este suplemento permite:
Se o comprarem através do nosso parceiro Bpure, beneficiam de 5% de desconto, basta inserir este código no checkout: LRT237211918
Autora:
Marta Cunha