Categories
- Desenvolvimento Humano (20)
- Entrevistas (1)
- Espiritualidade (6)
- Medicina Energética (4)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (7)
- Saúde (34)
-
Um abuso leva a outro e entre aperitivos, bebidas, sobremesas e alimentos ricos em carboidratos, a quantidade total de calorias diárias é ingerida numa só refeição!
Estamos desenhados para preferir os alimentos doces e sabemos como pode ser difícil voltar à rotina. Se a tua resolução de Ano Novo é ficar em forma ou melhorar a tua saúde e o teu bem-estar, é importante que faças uma desintoxicação para ajudar a restaurar o equilíbrio do teu corpo.
Na verdade, a desintoxicação não é importante apenas no pós festas mas durante todo o ano, porque o nosso corpo está sob constante ataque de toxinas. Desde poluentes ambientais, pesticidas, conservantes alimentares e alimentos processados, químicos usados no vestuário, produtos de higiene e beleza, produtos de limpeza, etc. As toxinas estão presentes em todo o lado e rapidamente ficam armazenadas nos tecidos e células do nosso corpo, afetando cada um dos sistemas do mesmo: metabolismo, sistema imunológico, digestivo, nervoso e circulatório.
Portanto, mesmo quando fazes uma alimentação equilibrada, exercitas e geres bem o stress e as emoções… a quantidade excessiva de lixo tóxico no teu corpo, pode sabotar todas as tuas resoluções de Ano Novo.
Além disso, à medida que envelheces, a capacidade do teu corpo processar e eliminar as toxinas diminui. Estudos mostraram que mesmo pessoas saudáveis, têm centenas de toxinas diferentes nos seus corpos, provenientes de uma variedade quase inacreditável de fontes.
Um corpo intoxicado é meio caminho andado para o aparecimento de doenças pois impossibilita a absorção dos nutrientes que o corpo necessita para funcionar.
Duas das principais formas do corpo se livrar das toxinas é através do fígado e do sistema digestivo. Portanto, apoiar o teu sistema digestivo é primordial para a tua saúde geral e bem-estar.
O fígado é na verdade um dos órgãos mais importantes do corpo. Ele trabalha incansavelmente para desintoxicar o sangue; produzir a bile necessária para digerir a gordura; quebrar hormonas e armazenar as vitaminas, minerais e ferro essenciais. Quando a função hepática não está otimizada, não podemos digerir adequadamente os alimentos, especialmente as gorduras.
Algumas das funções essenciais do fígado são:
Sinais e sintomas de um fígado disfuncional
Felizmente, podes ajudar a melhorar o funcionamento do teu fígado através de uma limpeza completa do mesmo. Existem várias formas de promover esta limpeza:
Faz uma dieta baseada em alimentos frescos, naturais e biológicos privilegiando a carne de pasto, o peixe do mar, os vegetais e as frutas pouco doces. Evita os alimentos processados e as gorduras hidrogenadas.
É quase impossível comer a quantidade de vegetais crus que precisas para limpar eficazmente o fígado. No entanto, com um batido de vegetais frescos e orgânicos, consegues obter facilmente as 4-5 porções diárias que precisas. Mesmo os vegetais que não são os teus favoritos podem ser disfarçados e apreciados num suco de vegetais frescos!
Com a função hepática prejudicada, o sumo de vegetais tem o benefício adicional de tornar os vegetais mais fáceis de digerir e mais facilmente disponíveis para absorção.
Clica aqui para conheceres as nossas sugestões para sumos vegetais.
Os enemas de café ajudam na obstipação, reduzem a fadiga e ajudam na desintoxicação do fígado. Durante o enema, o café orgânico é retido no intestino, permitindo que o fluido entre no fígado através da parede intestinal.
Isso tem um efeito estimulante que aumenta o fluxo biliar, ajudando a re-iniciar a função da vesícula biliar e do fígado. Isto despoleta a produção da glutationa química, um composto de limpeza forte que ajuda a libertar as toxinas acumuladas no teu sistema.
Cardo Mariano é considerado o “rei” das ervas desintoxicantes, tornando-o ideal para uma limpeza do fígado. Ajuda a eliminar metais pesados, medicamentos, poluentes ambientais e álcool no fígado. Além disso, ajuda a reduzir os efeitos negativos no fígado após a quimioterapia e a radioterapia. O ingrediente ativo silymarin ajuda a fortalecer as paredes celulares do fígado, enquanto apoia a regeneração saudável.
A curcuma ou açafrão reduz a dor das articulações; é um antidepressivo eficaz; ajuda na digestão; ajuda a restaurar um equilíbrio saudável do açúcar no sangue e suporta o tecido e metabolismo hepático saudáveis.
Atualmente, a curcuma está a ser estudada por cientistas para a prevenção de doenças como: Alzheimer, cancro, depressão, osteoartrite, saúde da mama, saúde da próstata e dor crônica.
A raiz do dente-de-leão tem um efeito diurético natural, permitindo que o fígado elimine mais rapidamente as toxinas. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, equilibrar os níveis de açúcar no sangue, aliviar a azia e os sintomas da má digestão.
Pode não ser fácil ingerir estas plantas, pelo que, como alternativa podes tomar um suplemento à base das mesmas. A sua composição apoia a desintoxicação do fígado e da vesícula.
No próximo artigo iremos falar sobre como fazer uma limpeza adequada ao intestino para uma desintoxicação completa do organismo. Fica atento!
Autora:
Marta Cunha
Se sentes que é muito difícil fazeres uma desintoxicação sem acompanhamento, tenho uma oportunidade única para ti! Algo que só faço 1 vez por ano. Consulta o programa abaixo: