
Categories
- Desenvolvimento Humano (17)
- Entrevistas (1)
- Medicina Energética (3)
- Mentalidade (1)
- Nutrição (10)
- Receitas (36)
- Saúde (31)
Este último é um momento muito especial para mim pois é um momento de conexão que permite que cada um de nós inicie o seu dia sentindo-se bem e feliz. No entanto, tenho consciência que quando eu não respeito a minha rotina matinal, por preguiça ou sono, isso influencia negativamente o meu estado emocional, a forma como eu encaro o meu dia e me conecto comigo e com as pessoas à minha volta. Por essa razão, procuro definir diariamente a minha intenção e iniciar o meu dia com hábitos que me servem e que permitem eu estar bem. E para mim, isso faz toda a diferença!
É por isso que eu quero partilhar um artigo muito interessante de Melissa Eisler (tradução livre) sobre hábitos matinais e que eu espero que possa fazer toda a diferença para ti! Boa leitura!
———-
A tua manhã acaba por determinar o teu dia, pelo que é hora de iniciar o dia da melhor maneira.
Quando crias hábitos saudáveis de manhã, estás a programar o teu dia para o sucesso. Mesmo que não tenhas consciência disso, operas mediante hábitos (bons ou maus) a cada momento – eles fazem parte integrante do teu dia-a-dia. Para criares uma hábito saudável, é importante teres uma intenção. A maior parte dos hábitos são criados por serem fáceis ou por não gerarem muita resistência. Se queres cultivar hábitos positivos, será necessário definires a tua intenção para criares os hábitos que te servem até estes serem integrados na tua rotina.
Nas rotinas matinais, isto faz todo o sentido. O que fazes de manhã influencia o que sentes, fazes e pensas durante o resto do teu dia. Aqui estão 10 hábitos simples que podes adicionar à tua rotina matinal agora para beneficiares do teu pleno potencial.
Se a primeira coisa que fazes ao acordar é verificar as mensagens ou os emails no teu telemóvel, estás a prejudicar-te. Estás a cultivar uma mente reactiva em vez de uma mente proactiva, o que te fará começar o teu dia a partir de um estado defensivo em vez de um estado de paz interior e de controlo.
Procura por isso manter-te desligado das tecnologias durante a primeira hora do teu dia para começares o teu dia com plena consciência do momento presente e com foco positivo.
Beber um copo de água logo de manhã depois de várias horas sem beber é uma boa forma de hidratar o teu corpo. A técnica ayurvédica que consiste em adicionar sumo de limão a um copo de água morna ajuda a eliminar as toxinas do teu aparelho digestivo, fornece uma boa fonte de vitamina C, refresca o teu hálito, ajuda na perda de peso e estimula o teu metabolismo e digestão. A primeira coisa a fazer de manhã para um início de dia saudável e refrescante.
Antes mesmo de saíres da cama, permite-te alguns minutos para sorrires e sentires gratidão. Quando sorris, o teu cérebro recebe uma mensagem para libertar os neurotransmissores do bem-estar (dopamina, endorfinas, e serotonina), que ajudam a melhorar o teu humor, a relaxar o teu corpo e a desacelerar os teus batimentos cardíacos.
Enquanto sorris, pensa nas coisas pelas quais te sentes grato. Estudos revelam que praticar o ato da gratidão reduz as hormonas do stress e melhoram o humor, entre outros benefícios. Desta forma, sentir gratidão de manhã é uma excelente forma de iniciar o dia.
Podes começar com um minuto apenas ainda na cama. Pensa numa pessoa e numa oportunidade pelas quais te sentes grato na tua vida.
O autor Tim Ferris entrevistou mais de cem pessoas de sucesso com origens e aptidões diferentes e de indústrias diferentes. A sua pergunta é sempre: “Qual a tua rotina matinal?” Ele foi assim coleccionando cinco hábitos que ele próprio integrou na sua rotina matinal, e um desses hábitos é fazer a cama.
Pode parecer uma perda de tempo, algo sem importância, ou desnecessário (vais deitar-te novamente na cama à noite), mas fazer a cama é um ato simples que podes fazer de manhã e que te permite começar o dia com uma sensação de realização – e o que pode ser melhor do que sentires-te orgulhoso e realizado? Tratares e finalizares tarefas simples vai permitir-te continuar a tratar e finalizar mais e mais tarefas ao longo do dia.
Integrar a prática de mindfulness através de meditação na tua rotina matinal pode ajudar-te a treinar a tua mente e as tuas emoções, o que vai influenciar a forma como reages aos desafios ao longo do dia.
Durante a meditação, é também uma excelente altura para definires a tua intenção. Quando tens clareza necessária sobre como queres que o teu dia corra, ou o que queres sentir ou fazer, podes tomar decisões claras que criam a vida que tu realmente queres viver.
Não tens a certeza por onde começar? Aqui está uma meditação simples que podes fazer de manhã:
Quer seja através de uma prática de ioga simples, uma caminhada rápida com o teu animal de estimação, uma série curta de abdominais e flexões, ou uma ida ao ginásio, começar o dia com movimentos permite energizar o teu corpo e a tua mente. Define que tipo de exercícios é o adequado para ti e aponta na tua agenda. Não tem de ser nada complicado, longo ou intenso. Só o facto de ter alguma atividade física de manhã vai permitir que o teu sangue flua e vai acalmar o rodopio de pensamentos. Podes até decidir ir alternando o tipo de exercício que fazes de manhã para manteres a tua rotina ainda mais interessante.
Cuidar do visual requer tempo e esforço mas ajuda a criar auto-confiança. Quando sentes que estás apresentável, tens uma coisa a menos com que te preocupares durante o dia.
Por isso, toma um duche, lava a cara, escova os dentes, usa fio dentário, penteia o cabelo, coloca um creme, veste-te para impressionares e integra qualquer outro hábito de higiene que te faça sentires-te bem contigo mesmo. Podes precisar de escolher a tua roupa no dia anterior (principalmente se o teu tempo é limitado de manhã) ou de passar a ferro a tua roupa – o que for preciso para que sintas que estás a cuidar da tua saúde, que estás apresentável e para que te sintas confiante.
Já deves ter ouvido dizer que o pequeno-almoço é a principal refeição do dia. Quando fazes por ter tempo para tomar um pequeno-almoço saudável, tens mais energia durante o dia e uma maior capacidade de foco e de concentração.
Aproveita alguns minutos para fazeres a lista de tarefas para o teu dia. De seguida, coloca prioridades de forma a teres no fim uma lista com somente 3 a 5 tarefas – ordenadas por ordem de prioridade para garantir que tratas da mais urgente primeiro.
Escrever a tua lista de tarefas em vez de pensares nela apenas, ajuda-te a ter mais clareza mental. Ao teres consciência do que precisas de fazer, concedes-te um propósito a cada dia. E é gratificante poder riscar tarefas concluídas da tua lista – ajuda a cultivar a sensação de realização.
Este último não é propriamente um hábito. No entanto, antes de quereres implementar hábitos matinais novos e saudáveis, será importante beneficiares de um bom descanso. A forma como te sentes quando estás acordado depende em parte dos teus hábitos de sono. Se te tens sentido sem energia, irritadiço ou exausto, podes não estar a beneficiar de um sono reparador.
Durante o sono, o teu organismo continua a trabalhar para permitir uma função cerebral saudável e para manter a tua saúde física. De facto, o sono tem um papel fundamental no bem-estar físico, na clareza mental e na qualidade de vida. Uma deficiência a nível de sono (os valores variam de pessoa para pessoa, no entanto equivale em média a menos de 6 a 8 horas de sono reparador por noite) pode ter consequências adversas na tua saúde – e na forma como pensas, reages, trabalhas, aprendes e interages com os que te rodeiam.
Autora:
Elisabete Dias
Fonte: http://www.chopra.com/articles/10-morning-habits-to-start-your-day-off-right